Publicado em Alimentação

Você sabe o que são alimentos orgânicos?

27 de setembro de 2018

Você sabe o que são alimentos orgânicos?

São considerados alimentos orgânicos aqueles produzidos de forma equilibrada e harmoniosa com a natureza e com as pessoas que o produzem. Um alimento orgânico é muito mais que um produto gerado sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes artificiais, produtos sintéticos ou geneticamente modificados. 

É, além disso, um alimento que foi produzido promovendo a conservação do solo, da água, das plantas e dos animais, além de incentivar a redução do desperdício e da poluição. O termo orgânico se refere a maneira como o alimento foi também armazenado e comercializado, onde a preocupação com a saúde humana e com a preservação do meio ambiente são os objetivos principais.  O alimento orgânico não pode ter contato com nenhum tipo de veneno em nenhuma destas etapas.

A produção orgânica preserva a saúde do homem e dos animais, respeitando a biodiversidade e os ciclos da natureza. Contribui para a manutenção de um solo sadio pois não utiliza nenhum tipo de veneno, agrotóxicos, fungicidas, inseticidas, herbicidas e preserva a qualidade da água, não poluindo rios e mananciais. É sempre produzido na terra, utilizando apenas insumos naturais em seu plantio e respeitando as épocas adequadas de produção. Os alimentos produzidos organicamente também possuem alto valor nutricional, maior do que qualquer outro tipo de cultura ou plantio.


Para ser considerado orgânico é preciso que o alimento e o seu processo de produção sigam certos padrões pré-definidos por organizações certificadoras ou, ainda, obedeça leis específicas (como é o caso do Brasil). Os alimentos orgânicos certificados passam frequentemente por rigorosas inspeções de qualidade na produção.


Mas o que é realmente importante para todos os que consomem produtos orgânicos não é somente os benefícios que eles trazem em termos nutricionais, mas a certeza do que eles não trazem risco de contaminação por agrotóxicos, para quem os consome, danos sociais, ambientais, prejuízos econômicos e de saúde para os agricultores e as famílias, que os produzem.

Procure sempre por produtos orgânicos com selo de certificação, que são uma garantia de um produto saudável para o consumidor!

 

Você Também Deve Gostar